A implantação do Estatuto das Blitz ganhou um gesto de aval na última sexta-feira (25). O governador Cláudio Castro (PL) alterou a estrutura da Secretaria estadual de Transportes, e transformou um cargo de superintendente em subsecretário adjunto — especialmente para abrigar Maurizio Spinelli.

Advogado experiente, Spinelli era o assessor técnico da Comissão de Combate à Desordem da Assembleia Legislativa — e foi ele quem coordenou a pesquisa, a redação e a sistematização técnica e legislativa do recém-sancionado Estatuto das Blitzes.

Com a nomeação, Castro dá um recado Importante a todos envolvidos: está concedendo ampla e irrestrita autonomia à secretaria para garantir a implementação das novas regras. E faz mais um carinho nos deputados Alan Lopes e Filippe Poubel (ambos do PL) e Rodrigo Amorim (União), o trio mais bélico da Assembleia, criador do novo estatuto.
Caberá ao subsecretário monitorar os contratos e convênios dos órgãos estaduais, como o Detran e a Polícia Militar, para a viabilização das operações de fiscalização, inclusive com as prefeituras.
Currículo para zelar pelo estatuto
E Spinelli tem estrada para a função.
Além de experiência política — foi chefe de gabinete tanto na Alerj quanto na Câmara dos Deputados — tem mestrado em Direito Penal e foi subsecretário de Segurança Pública durante a intervenção federal.
Bem preparado para enfrentar reboques, pátios e outras mumunhas.


Se fizer lá o mesmo das blitz…