A Polícia Civil começou a devolver celulares roubados que foram apreendidos pela corporação. Nesta terça-feira (22), 1.400 celulares foram entregues aos donos. A restituição é mais uma etapa da “Operação Rastreio”.
Só na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio, principal ponto de devolução, cerca de 700 pessoas foram à procura dos aparelhos. Também foram entregues 400 aparelhos na Baixada Fluminense e mais 300 no restante da Região Metropolitana e no interior do estado.
“Essa fase é só o início. Desde maio, já são mais de 270 presos e cerca de 5 mil aparelhos recuperados. O celular é um bem muito importante na vida das pessoas, seja para trabalho ou na vida pessoal, com dados e fotos que são muitas vezes memórias insubstituíveis”, afirmou o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.
Os demais celulares apreendidos desde o início da “Operação Rastreio” estão sendo periciados e as investigações seguem para identificar e localizar os verdadeiros donos.
Operações da polícia
No final de junho, a Polícia Civil já havia feito uma ação de devolução de aparelhos roubados que estavam em posse de terceiros. Na ocasião, cerca de 3 mil novos usuários dos dispositivos foram comunicados que deveriam devolvê-los em um prazo de até 72 horas. Aproximadamente mil pessoas procuraram as delegacias para fazer a entrega voluntária.
Quem não colaborou será indiciado pelo crime de receptação.