A parte da área gastronômica da Feira da Glória será transferida para a Praça Paris, na Glória, a partir deste domingo (20). A decisão foi anunciada pela Prefeitura do Rio depois de mais de 120 feirantes terem sido impedidos de trabalhar no último fim de semana.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD) explicou que a mudança será um teste para melhorar a organização do evento, que vinha sofrendo críticas por desordem e riscos à segurança.
“A Feira da Glória, a maior feira de rua do Rio e patrimônio carioca, havia se tornado um verdadeiro caos, com absurdos que iam desde ponto de ônibus sendo usado como depósito de mercadoria até dezenas de botijões de gás colocados lado a lado, sem nenhum tipo de segurança”, afirmou Paes na sexta-feira (18).
A Praça Paris, que já recebe eventos como o Carioquíssima na Roça, em junho, foi escolhida por já estar habituada a estruturas desse tipo. Caso a operação funcione bem, os feirantes da ala gastronômica passarão a ocupar o local semanalmente.
Conflito com moradores
A medida busca apaziguar a crise entre os feirantes e moradores do bairro, que vinham reclamando do crescimento desordenado da feira. Segundo relatos, a ocupação irregular de espaços públicos causava transtornos e comprometia a convivência com a vizinhança.
No último domingo (13), uma operação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) impediu a montagem de mais de 120 barracas. De acordo com o órgão, as estruturas estavam invadindo o canteiro central da via, prejudicando áreas verdes, árvores e até o funcionamento de pontos de ônibus.