O governo estadual criou um grupo de trabalho para discutir o impacto das tarifas impostas ao Brasil pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na economia fluminense. A medida foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial desta quarta-feira (16).
Segundo o decreto, assinado pelo governador Cláudio Castro (PL), a criação do grupo se dá por conta da necessidade de elaboração de estudos e diagnósticos sobre os impactos do aumento das taxas de exportação. O grupo convidará também instituições de diversos setores econômicos afetados pela medida.
Irão compor o colegiado representantes das secretarias estaduais da Casa Civil; do Gabinete do governador; de Planejamento e Gestão; da Fazenda; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Energia e Economia do Mar.
Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
Na quarta-feira passada (9), Trump anunciou a cobrança de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros que são exportados para os norte-americanos. A medida começa a valer em 1º de agosto.
Ele enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) explicando as razões da alta tarifária. No documento, Trump disse que a forma com que o Brasil trata o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é uma “uma vergonha internacional” e que os ataques do nosso país às eleições livres e ao direito de liberdade de expressão dos americanos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) são a razão para essa taxação.
Com Agência Brasil.
