Um homem está sendo investigado por atropelar uma baleia jubarte em alto-mar, na região de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, no último domingo (6). O caso foi registrado por turistas que estavam em outra embarcação e o vídeo viralizou nas redes sociais.
As imagens, que podem ser fortes para algumas pessoas, mostram o momento em que o piloto acelera o barco em direção ao animal, mesmo após ser alertado pelas testemunhas sobre a presença da baleia. De acordo com relatos, ele ainda teria dito que “não enxerga debaixo d’água”, antes de seguir em frente.
A cena gerou revolta e levou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Federal a abrirem investigação sobre o caso. Em nota, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos em Arraial do Cabo, informou que o “responsável será autuado e encaminhado para as investigações criminais”.
Ainda segundo a Marinha, até o momento não há registros de ferimentos, encalhe ou morte da baleia atingida.
Possível crime ambiental
A prática de hostilizar ou ferir baleias é crime previsto na legislação ambiental brasileira. O ICMBio orienta que embarcações mantenham uma distância mínima de 100 metros dos cetáceos, especialmente durante o período de migração, quando as jubartes são mais comuns na costa brasileira.
Segundo especialistas, colisões com embarcações podem causar ferimentos graves e até a morte desses animais, que estão protegidos por leis ambientais federais.
Desde 2023, as instituições realizam ações educativas para os donos e mestres de embarcações do turismo náutico em Arraial do Cabo durante a temporada das baleias, incluindo cursos e palestras com especialistas, nos quais são reforçadas as regras para um comportamento adequado quando a navegação ocorre na temporada de migrações destes animais.
Migração em busca de águas quentes
A migração anual pode ser explicada pelas águas mais quentes do litoral brasileiro, busca por alimentos, mudanças nas correntes oceânicas e também na busca de locais propícios para reprodução.
Além das baleias jubarte, pinguins, tartaruga-cabeçuda e tubarões galha-preta também costumam ser vistos na costa brasileira no período do inverno.