A divisão de elite armada da Guarda Municipal do Rio está cada dia mais equipada.
Depois de pistolas, munições, algemas e até uniformes, agora será a vez do prometido reforço de equipamentos para motociclistas, joelheiras e acessórios (fiéis retráteis). As compras foram autorizadas pelo gabinete do prefeito Eduardo Paes (PSD) e publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (3).
As aquisições serão feitas por meio da adesão a atas de registro de preços de outras forças de segurança. A Ata de Registro de Preços (ARP) permite que órgãos públicos adquiram bens conforme a demanda, com base em condições previamente estabelecidas, sem a necessidade de novas licitações.
Equipamentos para motociclistas
Duas das atas são destinadas à compra de equipamentos para motociclistas — incluindo luvas, jaquetas e balaclavas — e também de intercomunicadores sem fio, que serão acoplados aos capacetes para facilitar a comunicação entre os agentes.
As compras serão feitas com base em atas da Polícia Rodoviária Federal, que, inclusive, será o órgão responsável pelo treinamento em armamento da divisão.
Acessórios e joelheiras
Além dos equipamentos para motociclistas, também foram aprovadas as compras de fiéis retráteis (acessório usado por agentes de segurança para fixar armamentos) e joelheiras. Esses itens serão adquiridos com base em atas da Polícia Militar de São Paulo e de Minas Gerais, respectivamente.

Enquanto isso há 14 (catorze anos) não tem promoção na Guarda Municipal do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes, em 04 mandatos, NUNCA promoveu nenhum guarda municipal, ou seja, se for governador, o soldado da Policia Militar nunca será promovida a sargento.