Reza o ditado que pato novo não mergulha fundo. Mas ditado não é lei, e a vereadora novata Helena Vieira (PSD) andou tomando umas aulas com os irmãos veteranos Leo Vieira, prefeito de São João de Meriti, e Luciano Vieira, deputado federal. E, apesar de ainda estar em seu primeiro mandato (ou seja, nem ter seis meses de casa), já está apresentando seu nome para a presidência da Câmara do Rio.
O padrinho da ideia é Luciano, que também chegou chegando na Câmara dos Deputados. O moço, um novato em 2023, apresentou sua candidatura, avulsa, à segunda vice-presidência logo no ano em que assumiu o cargo. Um raro mergulho fundo no Congresso Nacional.
O eleito foi Sóstenes Cavalcante (PL), com 385 votos.
Mas Luciano abocanhou 94 — e a atenção de seus pares
“Bati de porta em porta, pedindo votos. Foi assim que me tornei conhecido e ganhei o tamanho que tenho hoje”, disse Luciano, atualmente um dos mais bem-relacionados parlamentares do Rio.
Luciano começou, neste domingo (25), a ligar para os vereadores mais próximos. Ao longo desta semana, Helena vai conversar com os outros nobres, e apresentar sua plataforma.
Líder e vice-presidentes já estão na disputa pelo comando da Câmara
Ainda nem há eleição à vista para a presidência da Câmara do Rio. Mas Helena Vieira é a quarta parlamentar a se animar com o comando do velho Palácio Pedro Ernesto. Tânia Bastos (Republicanos), que hoje ocupa a segunda vice na mesa diretora, já se colocou na disputa, assim como Marcio Ribeiro (PSD), líder do governo, e Willian Coelho (DC), segundo vice.
O futuro de Caiado deve ser o Tribunal de Contas
O atual presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado (PSD) foi reeleito, por unanimidade, em janeiro — e tem um mandato de dois anos pela frente. Mas, a expectativa é a de que o moço ocupe a próxima vaga no Tribunal de Contas do Município.
O primeiro no TCM a atingir a idade para aposentadoria compulsória será Nestor Rocha, mas só em 2027. As péssimas línguas apostam que Ivan Moreira, um conselheiro de grande influência na política, poderia pedir, voluntariamente, aposentadoria antes do coleguinha.
Mas, tudo isso é só especulação — o que muitas vezes, na política, vale mais que o fato em si.
Vereadora Helena Vieira, atitude louvável. Não tem essa de ser nova, com seis meses de mandato. Tem ter astúcia, coragem. Competência mostrará com o tempo. Parabéns!