A Portela está sob nova direção. Júnior Escafura, da chapa “Portela raiz”, venceu uma das eleições mais disputadas da história da agremiação, neste domingo (25), e é o novo presidente da azul e branco de Madureira. Escafura; sua vice, a presidente da Ala das Passistas, Nilce Fran; e a presidente de honra da chapa, a lendária porta-bandeira Vilma Nascimento, foram aclamados na quadra lotada.
Eles derrotaram a chapa “Supera Portela”, encabeçada pelo advogado Dr. Léo, com o empresário do ramo imobiliário André da Martinelli, de vice, apoiados pela presidente de honra Tia Surica.
O novo presidente é filho de Luís Carlos Escafura — que presidiu a Azul e Branca entre 1995 e 1997, e neto do bicheiro José Caruzzo Escafura, o Piruinha, morto em janeiro deste ano. A candidatura ganhou a adesão até de componentes emblemáticos de outras agremiações, como, por exemplo, Neguinho da Beija-Flor, que gravou um vídeo em apoio a Escafura.
Famosos embarcaram na candidatura de Escafura
Neguinho não foi o único. Famosos ligados à escola como, por exemplo, Adriane Galisteu, Luiz Ayrão e Marquinho de Oswaldo Cruz declararam apoio a Escafura, que também é diretor da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
Racha na situação e desistência de Fábio Pavão
Júnior Escafura era vice-presidência da escola, mas deixou o cargo magoado com o atual mandachuva, Fábio Pavão. Eles teriam rompido a parceria porque o presidente não apoiou seu vice na pretensão de encabeçar a chapa da situação, “Portela verdade”.
Havia uma negociação para que Escafura assumisse o comando da escola pelos próximos três anos. Pavão chegou a se lançar candidato à reeleição, mas renunciou em 5 de maio.
Clima de tensão e segurança reforçada
A Polícia Militar reforçou o policiamento no entorno da quadra da Portela, durante a votação. Agentes das Rondas especiais controle de Multidões (Recom) atuaram no local. O clima dentro da escola era de grande apreensão.