Uma ação coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Segurança da Prefeitura de Niterói, em conjunto com a Polícia Federal, autuou e fechou, nesta quarta-feira (14), uma empresa de segurança privada que atuava de forma irregular no bairro de Icaraí. Os agentes federais foram acionados pelo município após denúncias de que haveria milicianos em atividade na Rua Presidente Backer.
Os policiais constataram que o veículo com giroflex que ficava estacionado na via e chegou a ser apontado como pertencente a milicianos, na verdade, era de uma empresa de segurança privada que prestava serviço para dois edifícios. Embora houvesse um contrato com os condomínios, a empresa não era registrada na Polícia Federal para exercer essa atividade.
A Lei nº 7.102/1983 determina que a fiscalização da segurança privada é uma das atribuições da PF e cabe à instituição conceder ou cancelar alvarás de funcionamento desse tipo de negócio, entre outras ações.
‘Niterói não tem milícias’, diz Rodrigo Neves
O prefeito Rodrigo Neves (PDT) disse que não há espaço na cidade para segurança privada irregular.
“Niterói é uma das poucas cidades da Região Metropolitana que não tem milícias dominando bairros e territórios e, no que depender de nosso trabalho e das forças de segurança pública da cidade, vai seguir protegida desse mal que afeta gravemente a vida e a segurança pública de muitas cidades no Rio”, disse.