O Corpo de Bombeiros vai atuar em terra, mar e ar no mais que esperado show da cantora Lady Gaga, neste sábado (03), na Praia de Copacabana. A operação vai contar com 400 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, combatentes, guardas-vidas, tripulantes e operadores de embarcações, pilotos, operadores de drone, além de mergulhadores.
A corporação fez um pedido especial: que os fãs de Lady Gaga não mergulhem no mar durante a noite. No ano passado, foram registrados 30 afogamentos durante o show de Madonna. Os 12 postos de salvamento, do Leme ao fim de Copacabana, estarão funcionando à noite. Uma mensagem de alerta será transmitida no palco antes do evento. Um drone vai sobrevoar a praia e pode emitir mensagens gravadas, mandando banhistas deixarem a água. Os recados são em português e em inglês.
“Sabemos que grandes eventos como esse movimentam a cidade e geram grande expectativa. Por isso, mobilizamos o Corpo de Bombeiros em operação especial para garantir que tudo ocorra com segurança e organização”, disse o governador Cláudio Castro.
Bombeiros estarão em pontos estratégicos
A frota será variada: aeronave, ambulâncias, viaturas de pronto emprego e resposta, quadriciclos, motos aquáticas, barcos infláveis, lanchas, viaturas de busca e salvamento, além de veículos para combate a incêndios — incluindo autoescadas mecânicas com alcance de mais de 40 metros.
Os bombeiros estarão posicionados em pontos estratégicos ao longo de toda a extensão da Praia de Copacabana. Três unidades operacionais estarão de prontidão para emergências relacionadas ao show: o 3º Grupamento Marítimo de Copacabana, o 17º Grupamento de Bombeiros Militar de Copacabana e o 1º Grupamento Marítimo de Botafogo.