A Prefeitura do Rio publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (29), o extrato da assinatura do contrato que garante a aquisição de mais 50 ônibus articulados para o sistema BRT. De acordo com a publicação, o contrato foi firmado entre a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a empresa Guanabara Diesel S/A na última sexta-feira (25), com valor total de R$ 189.750.000,00.
Os novos veículos terão capacidade máxima para 180 passageiros, tecnologia a diesel e seguirão o padrão ambiental Proconve P-8 (equivalente ao Euro 6), que contribui para a redução da emissão de poluentes. A compra tem como objetivo reforçar a frota do BRT, que atualmente conta com 731 ônibus em operação.
A contratação ocorreu após a homologação do resultado do pregão eletrônico, publicada no Diário Oficial em 16 de abril, que confirmou a Guanabara Diesel como vencedora da licitação. Segundo o jornal O Globo, a empresa tem como presidente Jacob Barata Filho, empresário do setor de transportes que chegou a ser preso no âmbito da Operação Lava-Jato. Seu pai, Jacob Barata, conhecido como o “Rei dos Ônibus”, morreu em 2023, aos 91 anos.
Sobre a escolha da empresa, a SMTR afirmou que todos os trâmites do pregão seguiram rigorosamente a Lei Federal nº 14.133/2021, a nova legislação de licitações, e que a empresa vencedora não possui impedimentos legais para contratar com o poder público.
A entrega dos novos ônibus será feita em duas etapas: até 30 de novembro de 2025, chegarão 20 veículos com carroceria da marca Caio; os outros 30, com carroceria Marcopolo, estão previstos para entrega até 31 de janeiro de 2026. Todos os coletivos contarão com chassis Mercedes-Benz.

A RioPar, empresa de grandes empresários de 🚌, também ganhou a CONCESSÃO do VLT.