A Polícia Federal iniciou, na manhã desta terça-feira (29), a “Operação Narco Vela”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, que movimentou até R$ 1,32 bilhão. A operação, que acontece em três países e cinco estados, incluindo o Rio, foca no transporte de cocaína para os continentes europeu e africano, utilizando embarcações, como barcos e veleiros, além de equipamentos satelitais.
Mais de 300 agentes da PF, com o apoio de 50 policiais militares de São Paulo, estão envolvidos na ação. Estão sendo cumpridos 31 mandados de prisão temporária, 4 mandados de prisão preventiva e 62 mandados de busca e apreensão em diversos estados, como São Paulo, Rio, Maranhão, Pará e Santa Catarina. Além disso, há mandados de prisão a serem cumpridos nos Estados Unidos, na Itália e no Paraguai.

A PF já apreendeu diversos bens, incluindo veículos de luxo e embarcações, além de ter bloqueado bens até o valor de R$ 1,32 bilhão. Os investigados irão responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa.
A operação começou a partir de uma investigação que teve início em fevereiro de 2023, quando a Agência de Repressão às Drogas dos EUA (DEA) alertou a PF sobre a apreensão de 3 toneladas de cocaína a bordo de um veleiro brasileiro, em alto-mar, próximo ao continente africano. Outros carregamentos também foram interceptados por forças internacionais, como a Guarda Civil Espanhola e a Marinha Francesa.