Morreu, na manhã deste domingo (27), a defensora pública aposentada Maria Nice Leite de Miranda, aos 95 anos. Maria Nice foi a primeira defensora mulher no país, assumindo o cargo em 1958.
Ela também se tornou a primeira corregedora do Estado do Rio, ao assumir a corregedoria da Assistência Judiciária do antigo Estado do Rio, em 16 de maio de 1974, cargo em que ficou até 15 de março de 1975, quando a Assistência Judiciária foi extinta devido à fusão dos estados da Guanabara e do antigo Rio.
“Maria Nice Leite de Miranda foi um marco na história da Defensoria Pública e na luta pela igualdade de gênero no país. Sua trajetória pioneira como 1ª defensora pública mulher no país e seu compromisso com a justiça deixarão um legado que seguirá inspirando gerações. Maria Nice foi corregedora geral e decana da Instituição por muitos anos”, afirma o defensor público-geral Rio, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão.
Maria Nice estava internada no Copa Star desde o dia 12 de abril. O velório será neste domingo, a partir das 13h, no Fórum da cidade de Cantagalo, e o sepultamento às 17h, no cemitério local.