Em 19 dias desde o início de 2024, o bairro do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, já registrou 15 tiroteios e segue isolado no ranking dos bairros da região metropolitana do Rio com o maior número de tiroteios. Éden, em São João de Meriti, é o segundo colocado, com seis tiroteios este ano, seguido por Brás de Pina com cinco tiroteios e Vila Isabel com quatro.
Os dados são do Instituto Fogo Cruzado, que utiliza tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada. Através de um aplicativo de celular, o instituto recebe e disponibiliza informações sobre tiroteios, checadas em tempo real, que estão no único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina, que pode ser acessado gratuitamente pela API do Instituto.
Segundo o levantamento, 2024 é o pior começo de ano no Jacarezinho dos últimos oito anos. Dos 15 tiroteios mapeados, nove ocorreram durante ações e/ou operações policiais. A região, que desde 2022 recebe o programa Cidade Integrada, já acumula oito baleados este ano: dois mortos e seis feridos. O tiroteio mais recente ocorreu no dia 16, quando uma operação policial deixou seis pessoas baleadas: duas mortas e quatro feridas. Ao todo, entre os oito baleados no Jacarezinho em 2024, metade foi vítima de balas perdidas – três deles, atingidos neste mesmo tiroteio do dia 16 de janeiro.
O número de tiroteios e de baleados este ano no Jacarezinho já é maior que a soma dos tiroteios ocorridos no bairro nos primeiros 19 dias dos anos anteriores desde 2017. De 2020 a 2023, não houve tiroteios registrados no bairro na primeira quinzena do ano.