O futuro do metrô do Rio pode, finalmente, entrar nos trilhos — é o que afirma o secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis (MDB). Ele diz que vai abrir o diálogo com os prefeitos da Região Metropolitana e com “quem mais quiser investir” em um projeto de expansão do sistema metroviário fluminense.
A posição vem na esteira do anúncio feito pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), no último dia 11. Pelas redes sociais, Paes disse que teve uma conversa com o secretário, sobre uma proposta de expansão das linhas do metrô para atender a Zona Norte, Jacarepaguá e o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste.
No entanto, segundo Washington Reis, a secretaria quer dialogar não só com a capital, mas também com outros prefeitos, como Rodrigo Neves (PDT), de Niterói, e Capitão Nelson (PL), de São Gonçalo . Para o secretário, é preciso “pensar com a cabeça metropolitana”.
“Sem a colaboração entre presidente da República, seja ele quem for, governador e prefeitos, não será possível avançar”, ressalta Washington Reis.
De acordo com Eduardo Paes, a prefeitura está à disposição para liberar potencial construtivo que ajude a viabilizar o início das obras. O secretário de Transportes, por sua vez, vê com bons olhos o anúncio, mas destacou que o projeto, assim como a iniciativa de aproximação com as prefeituras, vieram da secretaria.
‘Destravar’
Após o anúncio do governo do estado na última quinta-feira (10), da retomada imediata das obras do metrô Gávea — com previsão de conclusão para daqui a três anos —, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) confirmou que o estado está aberto a uma parceria que possa viabilizar a expansão ainda maior do metrô para outras regiões.
No entanto, é preciso que o projeto tenha um estudo consistente, levando em consideração a viabilidade técnica e financeira. Segundo o secretário Washington Reis, o estudo de ampliação do governo do estado, está utilizando como base, análises desenvolvidas pela Universidade de São Paulo (USP).
“O governo do estado deu um importante passo ontem para destravar a expansão do sistema metroviário, com o anúncio das obras da Estação Gávea. Estão definidas como prioridades, a construção da linha 3 e a ligação das estações Estácio e Praça Quinze”, diz a Setram.
Usuário já paga mais caro
Enquanto figuras públicas discutem mil maneiras de expandir o metrô, a realidade do usuário não tem sido nada doce. Desde o último sábado (12), a tarifa regular subiu de R$ 7,50 para R$ 7,90. O aumento de 5,33% foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp).