Os garis da Comlurb que encontraram e resgataram uma recém-nascida no lixo na Zona Norte do Rio receberam uma moção de louvor, na Câmara dos Vereadores, nesta quarta-feira (9). Foram homenageados Samuel da Silva dos Santos, Jefferson Guedes de Morais, Sérgio de Souza Gregório e Anderson Teste Mendes Nunes.
“Eles não apenas salvaram uma vida, como nos deram uma lição de humanidade. A bebê Vitória é símbolo de esperança em meio ao descaso. Essa história precisa ser lembrada, celebrada e valorizada”, afirmou o vereador Leniel Borel (PP), autor da iniciativa, durante a homenagem.
O caso aconteceu na madrugada do dia 1º de abril, na Rua Ouro Preto, entre Quintino e Cascadura. Samuel, gari há 19 anos, percebeu algo estranho entre os resíduos e pensou, num primeiro momento, se tratar de uma boneca. Quando tocou a mão da criança e ouviu seu choro, percebeu que era um bebê real, recém-nascido, envolto apenas por um casaco e coberto com uma caixa de papelão.
A bebê, apelidada carinhosamente pelos garis de “Vitória”, está internada no Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, com estado de saúde estável. Samuel já manifestou o desejo de adotá-la.
“Pra mim, ela já faz parte da família. Se for possível, quero dar um lar a ela, e se não for, ainda assim quero acompanhar sua vida. A Vitória entrou na nossa história”, declarou.
Durante a entrega da moção, Leniel também chamou atenção para a importância de divulgar a possibilidade da entrega voluntária de bebês, um recurso legal e sigiloso previsto em lei que pode salvar vidas.