O governador Cláudio Castro (PL) prorrogou, nesta segunda-feira (7), por mais um ano o prazo de carência dos financiamentos do programa Reconstruir Petrópolis. A iniciativa é voltada para micro, pequenas e médias empresas afetadas pela catástrofe climática que atingiu o município em 2022.
Com a nova medida, os empresários contemplados terão até abril de 2026 para iniciar o pagamento dos empréstimos contratados por meio da Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio), responsável por operacionalizar a linha de crédito com recursos do Fundo de Recuperação Econômica dos Municípios Fluminenses (FREMF).
Ao todo, 681 negócios serão beneficiados. A linha de crédito oferece financiamentos entre R$ 50 mil e R$ 500 mil, com juros zero e prazo de pagamento em até 60 meses. Os contratos dos clientes venceriam entre os meses de abril e julho deste ano.
A decisão do governo foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial desta segunda-feira. Segundo o governador, esta é a terceira prorrogação do prazo de carência do programa.
“É a terceira vez que o nosso governo adota a iniciativa em virtude da gravidade do cenário financeiro ainda enfrentado pelas empresas que lutam para se recuperar do desastre de 2022. As chuvas do último fim de semana demonstram a atenção redobrada que o Estado deve ter com os negócios e os moradores do município”, destacou Cláudio Castro.
Já o presidente da AgeRio, Sérgio Gusman, destacou que a decisão do governo do estado serve para priorizar o desenvolvimento econômico da região.
“A decisão do governador Cláudio Castro ratifica a necessidade de um cuidado maior com os empreendedores da cidade e a AgeRio, que prioriza o desenvolvimento econômico dos municípios fluminenses, concederá todo o apoio necessário aos empresários”, finalizou.
