Para a Secretaria de Turismo do Estado do Rio, o cavalo Mangalarga Marchador é um assunto da maior importância. Para tanto, o Circuito de exposição especializada na raça contará com o patrocínio de R$ 2 milhões. A verba concedida pelo estado foi publicada no Diário Oficial do último dia 31 de março.
De acordo com a publicação, a empresa comtemplada com os R$ 2 milhões foi a Bellamar Participações e Negócios LTDA. O valor é destinado ao apoio financeiro ao Circuito, com data marcada para acontecer entre maio e julho de 2025.
Segundo a justificativa da pasta, a realização do evento promove a movimentação da economia nas regiões participantes do circuito — Rio Bonito, Paracambi, Itaipava, Saquarema e Araruama — por aquecer as vendas no comércio, gerar empregos e divulgar os atrativos turísticos.

Alerj também está de olho nos cavalos
A criação de cavalos das raças Campolina e Mangalarga Marchador pode ser considerada como atividade de relevante interesse social e econômico para o Estado do Rio de Janeiro. Pelo menos, é o objetivo do Projeto de Lei 3.623/24, de autoria original dos deputados Renan Jordy (PL) e Cláudio Caiado (PSD), na Assembleia Legislativa.
A determinação, que a Alerj aprovou em primeira discussão, na última terça-feira (01), ainda precisa passar por uma segunda votação na casa. Também assinam o texto como coautores os deputados Chico Machado (SDD) e Zeidan (PT).
POR FÁBIO MARTINS E GIOVANNA RIBEIRO