A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, em discussão única, na sessão nesta quinta-feira (20), o projeto de autoria do deputado Rodrigo Bacellar (PL), presidente da Casa, que concede a Medalha Tiradentes à delegada de Polícia Civil Valéria de Aragão Sádio Goulart Villela.
A Medalha Tiradentes é a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa. Na justificativa do projeto, o deputado destaca a trajetória da delegada Valéria Villela no combate às drogas e na proteção da infância e adolescência.
“É merecida a homenagem a sua pessoa, a sua respeitável trajetória profissional em prol da melhoria da segurança pública pautada na melhor técnica ao desempenhar uma função relevante para a administração pública fluminense, em especial no combate às drogas e proteção à infância e adolescência”, disse Bacellar.
Entre os cargos ocupados por Valéria Villela estão a titularidade da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) e da 6ª Delegacia de Polícia Civil. Além disso, exerceu o cargo de secretária de Polícia Civil (interina) em 2022, subsecretária de Gestão Administrativa da Polícia Civil em 2023 e de diretora da Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) em 2023.
A medida será promulgada pela Mesa Diretora da Alerj e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.