A regulamentação do Estatuto da Blitz será sancionada pelo governador do Rio, Cláudio Castro (PL), logo após o carnaval. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (13) pelo líder do PL na Assembleia Legislativa (Alerj), Filippe Poubel.
A medida tem como objetivo combater a chamada “máfia do reboque” e os abusos nas fiscalizações de trânsito, como a remoção arbitrária de veículos e as altas taxas cobradas pelas empresas do ramo. Essas práticas foram denunciadas pela Comissão Especial de Combate à Desordem Urbana da Alerj.
O tema também foi abordado durante a inauguração da Ponte da Integração, em São João da Barra, no Norte Fluminense. Ao lado do governador, Poubel destacou as reclamações de moradores sobre a atuação descontrolada de reboques na região, especialmente em Campos dos Goytacazes.
“É inaceitável o que o prefeito Wladimir Garotinho tem permitido: blitzes meramente arrecadatórias, que prejudicam o cidadão e, muitas vezes, tiram do trabalhador o transporte necessário para o sustento de sua família. Não somos contra as operações, mas somos contra essa máfia, que, com a anuência das prefeituras, lucra com o reboque, as diárias e, posteriormente, o leilão dos veículos de trabalhadores”, enfatizou.