A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta quinta-feira (13), a Operação Astreia, com o objetivo de desarticular um esquema de corrupção eleitoral em Nilópolis, na Baixada Fluminense. De acordo com o jornal O Globo, o principal alvo da operação é o prefeito da cidade, Abraão David Neto, o Abraãozinho (PL).
A ação foca em uma organização criminosa acusada de praticar diversos crimes durante as eleições municipais de 2024. O prefeito é investigado por envolvimento em um esquema de compra de votos, fraude na cota de gênero, apropriação indevida de recursos destinados ao financiamento eleitoral e lavagem de dinheiro.
Os agentes da PF cumprem, nesta quinta, dois mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação que começou em outubro de 2024. Na ocasião, 24 pessoas foram presas em flagrante em Nilópolis, com valores que estariam sendo usados para a compra de votos.
Os principais crimes investigados são organização criminosa, corrupção eleitoral, fraude à cota de gênero, apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral e lavagem de dinheiro.
Procurada, a Prefeitura de Nilópolis informou que não se manifestará a respeito, pois o assunto não a envolve. Ainda segundo o governo municipal, o prefeito Abrãaozinho publicará uma nota em suas redes sociais.