No último dia antes da mudança, o Consórcio Barcas Rio já apresentou a nova cara do transporte aquaviário no Rio. A partir desta quarta-feira (12), o sistema, que deixa de ser gerido pela CCR, passará a contar com um novo visual, que será refletido nas barcas e estações.
As mudanças já são visíveis. O site oficial da nova operação está no ar, trazendo a nova identidade visual do consórcio, que, nos próximos dias, estará presente nas estações e embarcações, marcando o início de uma nova fase para os passageiros.
![](https://controle.temporealrj.com/wp-content/uploads/2025/02/Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-11-as-07.03.29_b71126b5-731x1024.jpg)
Horários e linhas continuam os mesmos
A transição acontece após a vitória do Consórcio Barcas Rio na licitação de novembro de 2024. Segundo o Governo do Estado do Rio, o objetivo é melhorar a qualidade do serviço e proporcionar maior controle sobre as operações.
Inicialmente, no entanto, não haverá grandes mudanças para os passageiros: as linhas, os horários e a forma de pagamento com o cartão Riocard permanecem inalterados.
Sistema de remuneração do consórcio
A principal mudança no modelo de operação diz respeito ao sistema de remuneração do consórcio. Agora, o pagamento será feito com base no número de viagens realizadas, e não mais pela tarifa paga pelos passageiros. A medida visa reduzir o impacto de possíveis aumentos nas tarifas e permitirá que o governo estadual tenha mais controle sobre o serviço, podendo intervir diretamente na qualidade da operação.
Pagamento com QR Code
Além disso, uma novidade importante será a introdução do pagamento via QR Code. Os passageiros poderão optar por pagar digitalmente, com um código gerado pelo celular, ou utilizar um QR Code impresso, que estará disponível nas bilheteiras e máquinas de recarga.
Os passageiros que ainda possuem os cartões unitários da CCR devem ficar atentos: a partir desta quarta-feira, esses cartões não serão mais válidos nos validadores das catracas, embora os créditos ainda possam ser utilizados até a data da troca. Portanto, será necessário substituir os cartões da CCR por novos cartões Riocard, que já estão sendo emitidos, para garantir o uso contínuo do serviço.