A implementação do novo sistema de bilhetagem Jaé, que substituirá o Riocard nos transportes municipais do Rio a partir de junho, sofreu um revés nesta quinta-feira (6). A Justiça concedeu uma liminar suspendendo as negociações sobre a venda do controle acionário do Consórcio Bilhete Digital (CBD), responsável pela implantação do sistema. As informações são do jornalista Victor Serra, do Diário do Rio.
A decisão foi tomada pelo juiz Marcelo Mondego de Carvalho Lima, da 1ª Vara Empresarial do Rio, após a Billing Pay Integração de Sistemas Ltda., fornecedora de validadores e tecnologia para o sistema de bilhetagem, solicitar judicialmente a suspensão da transação.
Empresa reivindica prioridade na compra
A Billing Pay alega que possui um contrato com o consórcio que lhe garante prioridade na compra da operadora, caso haja mudança no controle acionário.
Contudo, o juiz rejeitou o pedido da empresa para que a Prefeitura do Rio divulgasse os documentos relacionados à negociação, argumentando que questões confidenciais poderiam ser resolvidas por arbitragem, fora do âmbito judicial.
Tacom também pediu acesso ao contrato
Além da Billing Pay, a Tacom Projeto de Bilhetagem Inteligente Ltda., empresa que ficou em segundo lugar na licitação vencida pelo Consórcio Bilhete Digital, também recorreu à Justiça pedindo acesso ao contrato.
A Tacom questiona a validade do contrato firmado com o consórcio e, além disso, apresentou uma representação ao Tribunal de Contas do Município (TCM), alegando que a operadora não teria cumprido suas obrigações. Segundo a empresa, isso abriria a possibilidade para que a segunda colocada assumisse o serviço, caso aceitasse os termos originais da licitação.
Momento crítico para o Jaé
A suspensão das negociações ocorre em um momento crítico para o sistema Jaé, que tem enfrentado dificuldades na sua implementação desde o início de sua operação, em 2023. Simultaneamente, a Prefeitura do Rio está revisando os contratos com a empresa Autopass S.A., responsável pela operação do cartão Top em São Paulo.
A revisão acontece após a descoberta de que dados de viagens realizadas no sistema Top são repassados à Abasp, entidade que representa diversas empresas de ônibus da região, incluindo o Grupo Guanabara, maior operadora de transporte do Rio.
É crime lesa humanidade e lesa pátria cobrar tarifa do que é público e direito social constitucionalidade e direito humano e ÉTICO.TARIFA ZERO É DEMOCRATICO, CRISTÃO, HUMANISTA, MANIFESTAÇÃO ESPIRITUAL DAS LEIS DO AMOR .GOVERNOS municipal paga quilometragem, subsídios,estadual combustível com desconto e isenção de Duda e vistorias e federal subsídio a juros zeros de ônibus e financiamentos. Ou seja é dinheiro do povo e patrimônio do mafioso privado. SERVIÇO GRATUITO É JUSTIÇA DIVINA E IGUALDADE Social LIBERTARIA DA ESCRAVIDÃO MODERNA DE ROUBO LEGALIZADO,DA VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL.
Exu Paes é canalha
Sistema fadado a falência antes de começar as atividades. O Prefeito Dudu fala tanto em caixa preta do Rio Card e acabou se metendo em uma tremenda caixa pretissima nesse empreendimento mal fadado. Eu mesmo solicitei meu cartão em 21 de agosto de 2024 e até essa data, nenhuma informação sobre o mesmo. E não adianta tentar agendar nas agências para obter alguma notícia, pois a agenda não abre datas. Ou seja uma porcaria de ( des ) serviço, que já foi, sem nunca ter vindo.
Nossa graças a Deus que cancelou se já é nada a ver uma coisa que já funciona porque trocar por outra
Meu filho é da gratuidade (pessoa com deficiência). No site do Já é consta que o cartão está pronto e ele deve apanhar no endereço indicado, em Botafogo. Lá, a informação é que o cartão dele, ainda não chegou e deve ficar indo lá pra saber. Pode isso???
Mandei fazer um cartão Jae e cobraram pra entregar em casa, e agora? Vão devolver o dinheiro?
Prefeito do Rio de Janeiro, tá querendo ser do time dos Trapalhões! Acaba com essa porcaria de Jaé e, deixa o RioCard mesmo!
Também paguei para entrega na residência, cartão de idoso. A resposta que me deram é que é responsabilidade minha. Fica a dúvida.
E por isso que o rio virou bagunça esse prefeito nada fez para o povo carioca so para estrangeiros e povo besta coloca esse cáro no poder de novo. Paga o justo pelo pecador. as comunidades esta entrega calamidade.. ele foi bem claro ele odeia pobre acorda povo.
Amigos eu não sei o quê se passa com os administradores dá política do Rio dê janeiro, senão vejamos, esse Jae quê está tendo esses embrolio ,ou confusão, quem vai administrar é um grupo dê são Paulo, ás barcas também,o edifício á noite parece quê foi vendido á um grupo dê são Paulo,os hospitais federais estão sendo administrado pôr um OS gaúcha á CEDAE á melhor parte,foi privatizada pôr um grupo dê são Paulo e parece outro grupo dá indonésia, vários empreendimentos imobiliários na Barra e em toda a cidade do Rio dê janeiro, sendo negociadas com grupos prioritariamente paulistas dentre outros, até um simples exames médicos são feitos fora do Rio dê janeiro,o quê pode ser totalmente perigoso, o Maracanã quase teve sua concorrência vencida pôr um grupo dê Brasília,fora outras aberrações desconhecidas, temos até um sergipano no governo do Rio dê janeiro,adido em Brasília quê ninguém sabe o quê esse cidadão político serve, á não ser receber seus vencimentos, e sendo político em seu estado, papagaio dê pirata do governador, os estados unidos está tentando convencer o mundo, quê o Canadá têm quê ser o 51 ° estado americano, será quê pensam em fixar o Rio dê janeiro como estado dê são Paulo, têm alguma coisa estranha acontecendo com a política carioca,ou estou errado,
Pior sistema, Jaé não funciona, e se vigorar teremos muitos problemas, os cartões estão sendo solicitados para mais de 1 mês e não chegam, o aplicativo não funciona, contato empresa é das piores demoram a responder, r cargas feitas sem cartão para utilizar, assalto!
#ForaJaé
#Devolucaodonossosinheiro
Já é , ” Já era”! Péssima aquisição , péssimo serviço ,suporte ao cliente nota zero!
Carreguei R$ 150 ,00 no cartão físico comprado nos terminais de recarga, para minha filha utilizar no trajeto escolar. Tive que usar um dia e desfalquei a passagem do mês.
Ao tentar repor o valor gasto no terminal de recarga e validação o cartão ficou preso. Nem a funcionária conseguiu retirar. Era um sábado e ela informou que não tinha atendimento nem na central de teleatendimento, nem presencial no terminal de onibus, e me orientou a filmar, tirar foto e inclusive a funcionária concordou em aparecer na filmagem confirmando o ocorrido. Para que eu pudesse na segunda feira entrar em contato e reaver meu cartão de passagem. Fiz tudo que foi recomendado e não obtive resposta. Nem no Reclame aqui, onde já existem centenas de reclamações eles respondem o consumidor.
Péssimo serviço prestado. Prefiro o Rio Card.
O melhor é não implantar esse sistema que já é um fracasso. Vai prejudicar a grande maioria dos usuários que saem da baixada para a capital para trabalhar e vice versa.
Com certeza é um esquema de lavagem de dinheiro para encher os bolsos dos mafiosos de empresas de transporte de passageiros e da prefeitura.
Exigir efetivamente que se cumpra a portaria detro/pres numero 1701 de 09/02/2023 ,dispõe sobre o uso de equipamento de ar condicionado nos veículos utilizados nas operações de transporte de passageiros sob o regime regular. Cumprir o decreto 52820/ 2023 do Rio de Janeiro art, 4 as concessionárias deverao instalar ate 31 de outubro de 2023. Isso sim tem que ser efetivado, a fiscalização nao existe e a população sofre demais com o fato.
Eu sou átonomo eu recarrego o meu bilhete único e moro em outra cidade e quero continuar com o meu beneficio de zerar o meu cartão após pagar o beneficio, e este JA E vai prejudicar muitos como EU que depende desse beneficio o prefeito Eduardo paes N está pensando nisso