Falta apenas uma semana para a consolidação da transição na operação das barcas do Rio, que passará da CCR para o Consórcio Rio Barcas. A mudança já dava sinais objetivos desde janeiro. Com o início do segundo mês do ano, o logo da CCR praticamente desapareceu, tendo sido retirado das estações e embarcações. No entanto, quem precisa usar o transporte aquaviário diariamente, também observa que a transição não afeta somente a comunicação visual.
Segundo relatos de usuários, os painéis informativos dos horários estavam inoperantes na estação Niterói na manhã de terça-feira (4). Outra reclamação constante tem sido acerca do ar-condicionado. Naquela mesma manhã, as três barcas grandes refrigeradas (Pão de Açúcar, Itacoatiara e Corcovado) estavam paradas na estação, enquanto embarcações sem ar-condicionado circulavam.
Cartões unitários da CCR perderão a validade
Outro ruído de comunicação com os passageiros, é sobre o cartão de passagem. Estão sendo veiculadas mensagens nas estações alertando que aqueles que possuem os cartões unitários devem usá-los até dia 11, quando termina a operação da CCR. Ou seja, os cartões perderão a validade.
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), a partir do dia 12, os cartões unitários emitidos pela CCR não irão funcionar nos validadores das catracas,. mas os créditos contidos neles continuarão válidos. A partir da data, passará a valer o cartão unitário da Riocard, assim, os unitários emitidos pela CCR deverão ser trocados por um novo cartão ou bilhete da Riocard.
O que diz a CCR
A CCR Barcas que, até os próximos dias, ainda segue a frente da operação das barcas, diz que desde janeiro realiza o processo de transição para o novo operador do transporte aquaviário, a BK consultoria, que faz parte do Consórcio Rio Barcas, e assumirá o serviço a partir dia 12 de fevereiro. Entre as ações, está a descaracterização da marca para que o novo operador possa implantar sua identidade visual.
A concessionária ainda disse, em nota, que está ciente dos impactos das altas temperaturas no Rio de Janeiro e sempre prioriza a utilização de embarcações com ar-condicionado nas viagens. No entanto, para o cumprimento da grade contratual, em algumas viagens é necessária a utilização de barcos sem climatização, equipados com um sistema de ventilação interno, realizado através de dutos nas laterais da embarcação, além de possuir janelas de vidro que permitem a abertura.
“Todos os monitores que informam os horários das viagens estão ativos. Na manhã desta terça-feira (4), houve uma instabilidade no sistema, que afetou também esses equipamentos, que ficaram momentaneamente fora do ar” diz trecho da nota.
A BK consultoria, por sua vez, diz que a comunicação visual nova está em produção e a expectativa é de que a aplicação de logos e painéis de comunicação da nova Rio Barcas seja feito no próximo fim de semana. Uma cerimonia de abertura da nova gestão devera ser definida pelos contratantes do serviço, governo do estado e Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).