Um agente do Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas (Degase), identificado como Alexander de Araujo Carvalho, de 46 anos, foi morto a tiros durante um arrastão na Linha Amarela, na altura de Bonsucesso, Zona Norte do Rio, na manhã desta segunda-feira (3).
O crime ocorreu por volta das 6h, quando bandidos realizaram roubos de veículos na via, o que resultou em um confronto com a Polícia Militar. A pista no sentido Fundão precisou ser interditada, o que provocou congestionamento intenso na região. As vias foram reabertas pouco depois das 9h.
Agente tentou fugir do arrastão
De acordo com a PM, agentes do 22º BPM (Maré) foram informados sobre o arrastão e se dirigiram ao local. Durante a abordagem, um veículo foi interceptado e houve troca de tiros. O agente do Degase, que estava no carro, foi atingido por disparos e morreu no local.
No momento do confronto, o agente teria jogado sua arma de fogo embaixo do banco do carro, desembarcado e tentado fugir, mas foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Ele estava a caminho do trabalho e era lotado no Grupamento de Ações Rápidas do Degase.
Dois carros foram roubados
Ainda segundo a Polícia Militar, os criminosos fugiram em direção ao Complexo da Maré. Um carro foi abandonado próximo à saída 7 da Linha Amarela, mas ainda não se sabe se ele pertencia ao agente ou aos criminosos. Dois veículos foram roubados, sendo um deles de um coronel da Força Aérea Brasileira (FAB).
O corpo de Alexander foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) no Centro do Rio. Amigos e familiares estiveram no local por volta das 10h para a liberação. A vítima, que tinha 10 anos de serviço no Degase, deixa uma filha.