A Polícia Militar realiza, na manhã desta segunda-feira (13), uma operação para localizar uma associação criminosa acusada de ordenar e cometer diversos crimes no Rio, incluindo o roubo de uma agência bancária no Centro da cidade, ocorrido em 2023.
A ação, que acontece nas zonas Central e Norte do Rio, faz parte da “Operação Torniquete”. Os agentes cumprem mandados de prisão nas comunidades dos Prazeres, Fallet e Fogueteiro, em Santa Teresa, e Parque União e Nova Holanda, no Complexo da Maré.
As investigações apontaram que o roubo à agência foi planejado e autorizado por membros dessa associação, com envolvimento direto do gerente geral do tráfico de drogas no Morro dos Prazeres.
Além disso, o grupo estava ligado a uma série de outros crimes, como roubos de veículos e disputas territoriais, que ajudam a financiar as facções criminosas da região e garantir o pagamento a familiares de criminosos detidos ou em liberdade.
A operação conta com a participação de diversas unidades da Polícia Civil e Militar, entre elas a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), que lidera a ação, e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), especializada no enfrentamento de facções criminosas.
A ação também conta com o apoio do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC) e da Polícia Militar, que auxiliam nas prisões e na segurança das áreas de risco. A operação continua em andamento.