Sucesso de público na Casa Roberto Marinho, a exposição “Geometria inquieta”, em celebração pelos 60 anos de carreira de Ascânio MMM, o mais carioca dos escultores portugueses, traz algumas das principais obras do artista. A curadoria é de Lauro Cavalcanti.
No entanto, o que os cariocas mais distraídos talvez não percebam é que praticamente esbarram em esculturas de Ascânio pelas ruas do Rio, cidade que é um museu a céu aberto.
Uma das principais obras do escultor em áreas públicas é o Módulo 6.5, feita em alumínio e instalada em frente ao Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova.
Outra importante escultura é o Módulo Rio (8.4). Trabalhada em alumínio pintado, pode ser admirada no Centro Empresarial Rio, na Praia de Botafogo 228, Zona Sul da cidade.
Quem passa em frente ao Edifício Maclise, na Rua Cosme Velho 415, também encontra a marca de Ascânio MMM. Os moradores dizem que a escultura lembra o vestido da icônica atriz Marilyn Monroe, soprado pela saída de ar do metrô no filme “O pecado mora ao lado”.
Além disso, é possível encontrar uma das obras do escultor no condomínio Península, na Barra da Tijuca.
E, claro, na exposição “Geometria inquieta”.
A visitação pode ser feita de terça-feira a domingo, das 12h às 17h15, até o dia 30 de março. A Casa Roberto Marinho fica na Rua Cosme Velho 1.105. A inteira custa R$ 10 e a meia, R$ 5. Às quartas, a entrada na casa é gratuita para todos os públicos.