No Rio, alguns prefeitos buscaram a reeleição, mas não obtiveram sucesso. Ou então, aqueles que não podiam concorrer a mais um mandato, tentaram deixar sucessores, mas que não caíram nas graças do eleitorado. Dessa forma, boa parte decidiu antecipar as férias de fim de ano. Com isso, cidades estão de ponta cabeça enquanto aguardam os novos mandatários assumirem, a partir de 1º de janeiro.
Um dos casos mais destacados é o de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O prefeito Waguinho não conseguiu eleger o sobrinho Matheus, ambos do Republicanos, derrotado pelo deputado Márcio Canella (União). O resultado foi uma transição conturbada, que acabou judicializada. Além disso, a cidade ficou sem as tradicionais decorações de Natal por conta da confusão.
Caso parecido acontece em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A atual prefeita, Magdala Furtado (PV) — que assumiu após a morte do titular, José Bonifácio (PDT) — foi derrotada pelo deputado Dr. Serginho (PL). Em mais um exemplo de transição conturbada, a Praia do Forte, principal da cidade, ficou sem a sua tradicional festa de réveillon.
13º atrasado
Servidores afirmam que alguns dos prefeitos, além de fecharem a lojinha mais cedo, também atrasaram no pagamento do 13º salário. Um dos casos relatados foi em Itaperuna, no Noroeste do Rio, em que Alfredão (União), derrotado por Nel (PL), determinou recesso de 23 a 31 de dezembro, mas não teria honrado o depósito na data prevista: dia 20 deste mês.
Já em Teresópolis, na Região Serrana, Alex Castellar, escolhido pelo PL do prefeito Vinicius Claussen, amargou o 4º lugar na disputa, vencida por Leonardo Vasconcellos (União). Desde o final da última semana, servidores do município têm protestado — inclusive em frente ao restaurante de Claussen — contra o atraso no 13º. Além disso, afirmam que, na segunda-feira (23), não houve expediente na prefeitura.
Em Rio Bonito, na Região Metropolitana, o prefeito Leandro Peixe (SDD) perdeu para Marcos Abrahão (União) e, dias depois, descontou a derrota no Diário Oficial: exonerou praticamente todos os servidores comissionados do município. Foram poupados apenas os secretários municipais. Além disso, também há relatos de atrasos no depósito do 13º.