O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizará, na próxima sexta-feira (27), licitação de R$ 6,5 milhões para serviços de limpeza, asseio e conservação predial nas unidades de conservação, hortos florestais e Centro de Primatologia. O certame acontecerá após seis meses de indefinições por parte do órgão.
Em junho, o Inea publicou estudo técnico preliminar para a licitação informando que, na ocasião, o serviço era atendido por projeto aprovado pela Câmara de Compensação Ambiental e financiado pelo pelo Fundo da Mata Atlântica (FMA), cujo final estava previsto para 30 de maio.
Contudo, as atividades não poderiam ser continuadas por indisponibilidade de recursos no FMA para custear um novo aditivo ao contrato ou uma nova contratação. O contrato em questão foi firmado entre o gestor operacional do FMA, Fundação São Francisco de Assis e a empresa Prestar Limpeza.
Segundo relatos de pessoas familiares ao caso, o serviço ainda assim teria sido mantido até o final de novembro. Dessa forma, até a realização do certame, as unidades terão ficado cerca de um mês sem o serviço. A licitação possui modo de disputa aberto e o critério de julgamento será o de menor preço global.
Por FÁBIO MARTINS e VÍTOR D’AVILA