Após o Ministério Público, a Polícia Civil também iniciou investigações sobre a árvore de Natal flutuante de Maricá, que despencou na tarde da última segunda-feira (16), em meio a uma forte ventania. A queda da estrutura de 56 metros de altura, montada na Lagoa de Araçatiba, matou o trabalhador Vinícius dos Santos Abreu, de 21 anos, e deixou outros dois feridos.
O MPRJ confirmou que vai instaurar procedimento para apurar responsabilidade por falha no projeto. Segundo a Polícia Civil, a perícia foi acionada e realizada nesta terça-feira (17), e testemunhas estão sendo ouvidas para apurar os fatos. O caso está registrado na 82ª DP (Maricá).
A Prefeitura de Maricá disse que lamenta profundamente a tragédia, e que está prestando todo o apoio às vítimas e suas famílias, além de examinar as causas do acidente. O município informou que, assim que a Defesa Civil emitiu um alerta de chuva forte, às 15h45, a empresa contratada para a montagem da árvore iniciou a retirada dos funcionários.
Nesse momento, os trabalhadores foram surpreendidos pela passagem de uma tempestade, com fortes ventos e muita chuva, que derrubou a estrutura em poucos segundos. Imediatamente as vítimas atingidas foram socorridas por equipes do Samu, Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito e Corpo de Bombeiros.
Um dos funcionários foi levado para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, onde não resistiu aos ferimentos e morreu. As outras duas pessoas, socorridas no Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara, estão fora de perigo. Uma delas já recebeu alta.
A árvore de Natal flutuante era uma das principais atrações turísticas do Natal Iluminado em Maricá e seria inaugurada nesta quarta-feira (18). O espaço contaria ainda com um deck e acessibilidade para as pessoas tirarem fotos bem próximas da árvore. No local também estava programado, para quinta-feira (19), o espetáculo das Águas Dançantes.
Árvore de Natal de Niterói também não resistiu à ventania
O caso de Maricá acontece pouco mais de um ano após os desabamentos do palco dos shows do aniversário de Niterói, na Praia de Icaraí, e da Árvore de Natal, em São Francisco. O que todos os incidentes possuem em comum, é a empresa responsável pelas estruturas, a Estrutend Estruturas para Eventos. Apesar do histórico, ela segue contratada pelas Prefeituras de Niterói e Maricá.
Já a árvore de Niterói desse ano, que foi construída por outra empresa, também não resistiu ao mau tempo e já está sendo desmontada, dois dias após a inauguração. Segundo a prefeitura, após os fortes ventos, a Defesa Civil do município determinou a desmontagem da estrutura natalina de 50 metros em São Francisco, mesmo local do desabamento de 2023.
De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, os ventos de mais de 80km/h atingiram a região e “causaram avarias em algumas das estruturas”, na tarde desta segunda. Apesar da base da estrutura da árvore não ter sofrido danos, a decisão foi preventiva. O trabalho de desmonte está sendo realizado pela empresa contratada nesta terça-feira.