O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PL) mexeu suas pedrinhas de sal em Cabo Frio — e seu ex-secretário de Integração Metropolitana Aquiles Barreto desistiu de assumir a Secretaria de Turismo na gestão do bolsonarista Doutor Serginho, do PL.
Na maior cidade da Região dos Lagos, todo mundo já dava como certa a nomeação de Aquiles. O moço, aliás, — apesar da forte ligação com Paes — fez campanha para Serginho. Mas, embora ainda não admita claramente a candidatura em 2026, a possibilidade de concorrer ao governo do estado fez Paes acordar — a tempo de não perder o seu homem forte na região.
Aquiles é um nome bem conhecido na política local e tem uma trajetória marcada por passagens na administração pública, tanto em Cabo Frio quanto no Rio. Ele foi vereador, presidente da Câmara e prefeito interino da maior cidade da região, quando Marquinho Mendes foi cassado.
Depois disso, desempenhou um papel estratégico na campanha que elegeu o prefeito José Bonifácio (PDT), morto em 2023. Foi secretário de Governo de Bonifácio e deixou Cabo Frio justamente quando Paes criou uma pasta especialmente para ele.
O prefeito eleito chegou a comentar a escolha de Aquiles.
“O turismo é uma das principais fontes de renda de Cabo Frio. Com Aquiles Barreto, tenho certeza de que vamos transformar o setor e colocá-lo em outro patamar”, disse Serginho ao portal “RLagos Notícias”..
Depois da desistência de Aquiles, o empresário Davi Barcelos, dono do restaurante Arcos do Canal, foi escolhido para liderar a Secretaria de Turismo. A turma aposta que Aquiles continuará a exercer influência no governo de Serginho, mas mantendo articulações políticas com Eduardo Paes.
A nova gestão planeja investir na recuperação de áreas estratégicas, na organização de eventos culturais e na divulgação de Cabo Frio como destino turístico de destaque, especialmente durante a alta temporada.