A palavra “crise” continua sem registro no dicionário da Proderj. A autarquia de tecnologia da Secretaria de Transformação Digital anunciou no último dia 3 a abertura de uma nova licitação milionária. Com valor máximo de até R$ 332.914.088,15, o edital busca, pelo menor preço, contratar por demanda uma empresa especializada na execução de serviços de instalação, manutenção e remanejamento de pontos de rede lógicos e elétricos.
A contratação prevê fornecimento definitivo de materiais e contempla etapas que vão do planejamento ao acabamento. Estão incluídas ações como cortes, furos, posteamento, instalação de caixas de piso, reorganização de racks de lógica e remanejamentos. Tudo com acabamento “perfeito”, como exige o edital.
Uma rede lógica é o que garante que computadores centrais de um sistema possam se conectar entre si e acessar a internet de forma eficiente. Essa conexão pode ser feita por cabos ou via Wi-Fi e funciona de forma independente de outras redes locais, o que aumenta a segurança e protege os dados que circulam por ela.
Famoso pelo histórico de contratos milionários, o Proderj mais uma vez mostra que o céu não é o limite quando o assunto é gastar. Enquanto a população enfrenta desafios em áreas básicas, a tecnologia do estado segue blindada contra qualquer sombra de contenção de gastos.