A Operação Desmonte, coordenada pelo Detran-RJ e com apoio das polícias Civil e Militar, interditou nesta terça-feira (26) três ferros-velhos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e prendeu 16 pessoas em flagrante, acusadas de receptação de material roubado.
Nos alvos, os agentes encontraram de tudo: quatro carcaças de carros roubados, dois motores de motocicletas roubadas, uma motocicleta roubada e várias peças automotivas sem procedência foram descobertos em dois dos ferros-velhos. Em um deles, no bairro Jardim Gramacho, o cenário incluía até um crime ambiental — com óleo motor contaminando o solo — e furto de energia.
O local não tinha licença do Detran.RJ para funcionar e o proprietário foi preso em flagrante.
Peças seriam enviadas para Santa Catarina
No Taquaral, outro dos endereços vistoriados, a força-tarefa descobriu que o espaço era ponto de desmontagem de motos roubadas. As peças encontradas no local seriam enviadas para Santa Catarina. O espaço, que funcionava sem licença do Detran-RJ e emitiu notas fiscais pela última vez em maio, também foi interditado.
“Nossa meta é sufocar esses estabelecimentos irregulares e desarticular essa cadeia do crime que alimenta o roubo de veículos no estado”, explicou o delegado Daniel Rosa, titular da 62ª DP (Imbariê).
Essa foi a 40ª edição da Operação Desmonte desde o seu início, em agosto do ano passado. Desde que começou, em agosto de 2023, a força-tarefa já interditou 85 ferros-velhos e apreendeu 1,3 mil toneladas de sucata em todo o estado. Além de combater o furto de veículos e peças, a ação também mira irregularidades fiscais e crimes ambientais.