A partir desta quarta-feira (13), já é possível conferir a exposição Frente a Frente, no Paço Imperial, contando com obras recentes e históricas de César Oiticica. Irmão de Hélio Oiticica, César é o único artista vivo do Grupo Frente, importante movimento artístico criado há exatos 70 anos no Rio de Janeiro, considerado um marco do movimento construtivo no Brasil.
Com curadoria de Paulo Venancio Filho, a exposição apresenta 20 obras inéditas, ou que estão há muito tempo sem serem vistas pelo público. Grande parte delas, foram criadas no período em que o artista integrou o Grupo Frente. Também farão parte da exposição obras recentes, apresentando ao público um panorama da trajetória do artista.
Os trabalhos históricos – desenhos e cartões – foram produzidos entre 1954 e 1956, no período em que o artista fez parte do Grupo, no qual ingressou com apenas 16 anos, sendo o mais jovem integrante do coletivo. Já os relevos espaciais recentes do artista, são estruturas tridimensionais geométricas, monocromáticas e em tons solares, como amarelos, vermelhos e laranjas, que se desenvolvem no espaço.
Elas foram criados a partir de 2015, quando César Oiticica retomou seu trabalho artístico, após quase 50 anos trabalhando como arquiteto em Manaus, onde dirigiu a Companhia de Habitação do Amazonas (COHAB-AM), também dedicando-se ao Projeto Hélio Oiticica, associação sem fins lucrativos criada em 1981, após a morte de seu irmão, com o objetivo de preservar, estudar e divulgar a obra do artista.
Serviço:
Abertura: 13 de novembro de 2024, das 14h às 19h
Exposição: até 2 de fevereiro de 2025
Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Terça a domingo e feriados, das 12h às 18h.
Entrada gratuita.