Eles têm menos de 30 anos de idade, mas terão, a partir de 1º de janeiro de 2025, a responsabilidade de gerir cerca de 218 mil pessoas. Alex Marotto (PL), de Mesquita, tem 27 anos e Andrezinho Ceciliano (PT), de Paracambi, tem 26 e são os prefeitos eleitos mais novos do Grande Rio.
Além da pouca idade, ambos tem outro fator importante em comum: a ajuda de padrinhos políticos fortes para chegar à vitória. Marotto foi o candidato do atual prefeito, Jorge Miranda (PL). Andrezinho, por sua vez, teve as bênçãos do pai e ex-presidente da Assembleia Legislativa (Alerj), André Ceciliano.
O prodígio do prefeito
Marotto esteve ao lado de Jorge Miranda desde o início do governo do mentor, em 2017, de quem absorveu características como, por exemplo, a tradicional camisa preta. É formado em Direito pela PUC e, em 2024, disputou sua primeira eleição. Sempre fez questão de caminhar lado a lado com prefeito, fazendo jus à indicação.
A dobradinha deu certo e, aliada à taxa de aprovação de Miranda, a vitória foi acachapante: 71.851 votos em 6 de outubro, totalizando 75,49% dos válidos. Marotto derrotou nomes conhecidos, como ex-prefeito Gelsinho Guerreiro (REP). O novo prefeito — sob a vigia do mentor — terá a missão de admistrar uma Mesquita com seus 177 mil habitantes.
“Para mim foi muito gratificante ter sido escolhido o representante do nosso líder Jorge Miranda. Ele confiou em mim essa missão de continuar o trabalho dele. Foram oito anos, sempre juntos, e ele confia nesse processo e sabe que seguiremos juntos. Mesquita mostrou que quer a continuidade desse modelo de governança”, disse o prefeito eleito.
Novinho veterano
Embora mais novo que Marotto, Andrezinho Ceciliano disputou em 2024 sua segunda eleição, mando 100% de aproveitamento, e nasceu na mesma época em que o pai se tornou deputado estadual pela primeira vez, cargo para o qual o filho foi eleito em 2022. Agora, em comum com o mentor, também terá a função de prefeito, ocupado por André de 2001 a 2008.
Andrezinho também teve expressiva votação. Em 6 de outubro, foram 16.401 votos, o que representa 64,11% dos válidos, derrotando Aline (PL), que era apoiada pela atual prefeita, Lucimar Ferreira (PL). Sua principal bandeira de campanha, claro, foi a Fábrica do Conhecimento, implementada no governo de seu pai na antiga Fábrica Brasil Industrial. A cidade tem cerca de 41,3 mil habitantes.
“Tivemos a maior votação da história do nosso município, com mais de 64% nas urnas. Numa campanha contagiante, das crianças aos idosos. Nossa cidade escolheu um novo começo e, juntos, com muito amor, trabalho e compromisso faremos Paracambi renascer”, declarou o prefeito eleito, após a divulgação do resultado oficial da eleição.