O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) vai julgar, nesta quinta-feira (24), o recurso de Joa Barbaglio (Republicanos), prefeito de Três Rios, que teve o registro de candidatura à reeleição indeferido pela corte. Joa foi o mais votado no último dia 6 de outubro, com 60,99% dos votos válidos, ante 31,29% do segundo colocado, Vinicius Farah (União).
Em 3 de outubro, o TRE barrou o registro de candidatura de Joa, mas seu nome esteve normalmente na urna. O Ministério Público Eleitoral (MPE) e a coligação de Vinícius Farah pediram a impugnação de Joa alegando que ele está inelegível porque teve as contas do exercício de 2013 da Câmara Municipal rejeitadas, quando era presidente e ordenador de despesas.
Dessa forma, o prefeito apresentou os embargos de declaração, que serão julgados nesta quinta. Caso os embargos sejam rejeitados pela Corte, Joa terá de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto isso, Três Rios segue sem saber quem será o prefeito a partir de 1º de janeiro de 2025.
Isto porque caso o recurso na Corte Superior não tenha sido julgado em definitivo até a data da posse, quem assume é o presidente da Câmara de Vereadores, até que o trânsito em julgado ocorra. Se a decisão final do TSE for pelo indeferimento, nova eleição deverá ser realizada.