O assessor Pedro dos Santos Pires Vieira, que trabalhava no gabinete da vereadora Tainá de Paula (PT), foi exonerado da Câmara do Rio, a pedido, nesta quinta-feira (10). A publicação saiu no Diário Oficial do legislativo municipal.
Pedro foi preso em flagrante, na manhã de terça-feira (8), ao dirigir bêbado no bairro do Cachambi, Zona Norte do Rio. O assessor foi liberado após o pagamento de fiança no valor de R$ 5 mil e responderá em liberdade por dirigir embriagado.
No automóvel, os policiais apreenderam R$ 41,9 mil em espécie que Pedro afirmou que serviriam para pagar colaboradores da campanha à reeleição de Tainá. Entretanto, a lei eleitoral proíbe o pago de gastos eleitorais em dinheiro vivo. A polícia investiga a origem do dinheiro.
Tainá de Paula negou que o carro dirigido por Pedro, um Toyota Corolla blindado, tivesse ligação com seu mandato ou sua campanha. Segundo o boletim de ocorrência, registrado na 25ª DP (Engenho Novo), o veículo pertence à empresa Servcar, que possui políticos entre seus clientes.
Vereadora se manifesta
Tainá de Paula havia se manifestado sorbe o caso através de nota oficial. Eis a íntegra:
“A vereadora reeleita Tainá de Paula foi surpreendida, na manhã desta terça-feira (08), após a prisão de seu assessor. ‘Sou uma mulher eleita com quase 50 mil votos e sempre prezei pela lisura em todos os meus processos. Nesses meus quatro anos de mandato, nunca tive uma mancha em meu currículo e sempre trabalhei com honestidade e seriedade’, pontua Tainá. ‘Enfatizo ainda que o Pedro não estava em um carro oficial, ligado ao meu mandato ou à minha campanha, como foi ventilado por algumas pessoas que não possuem conhecimento do processo. Repito, sou contra qualquer tipo de conduta irregular dentro e fora do meu mandato’, finaliza a vereadora”.
Quem é Tainá de Paula
Tainá de Paula foi a mulher mais votada para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no último domingo (6). A parlamentar conquistou a preferência de 48.168 eleitores, a terceira no geral. Tainá de Paula é arquiteta, urbanista e ativista das lutas urbanas.
É especialista em Patrimônio Cultural pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é vereadora da cidade do Rio de Janeiro. Entre 2023 e 2024, ocupou o cargo de secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima.