O candidato a prefeito de Barra do Piraí Dione do Mario Esteves (MDB) foi proibido de usar a imagem de Jair Bolsonaro (PL) na sua campanha. Além de apagar publicações na internet, a juíza Katylene Collyer, da 93ª Zona Eleitoral, deu 24 horas para o candidato recolher todo material impresso com as fotos não autorizadas de Bolsonaro.
A decisão da Justiça atende a uma representação proposta pelo PL, assinada pelo advogado eleitoral Gabriel Costa, onde o partido argumenta que a prática configura estelionato eleitoral. A sigla reitera que compõe uma coligação diferente, a “O Futuro é Logo Ali”, e apoia o Delegado Antonio Furtado (União).
A juíza considerou que o uso indevido da imagem do ex-presidente por Diones configura desinformação, gera falsa impressão de apoio, podendo induzir eleitores ao erro e pode provocar desequilíbrio ao pleito.
É a segunda decisão desfavorável a Diones, já que a Justiça Eleitoral atendeu pedido do Ministério Público e determinou restrições na participação do prefeito Mario Esteves (MDB) na campanha do pupilo que adotou seu nome.