A CPI da Transparência, da Assembleia Legislativa (Alerj), aprovou a convocação — com presença obrigatória — de sete secretários estaduais para prestar esclarecimentos sobre o planejamento de grandes eventos no Rio. A medida foi uma reação do colegiado à ausência do secretário de Gabinete do Governador, Rodrigo Abel, que havia sido convidado para reunião, realizada nesta terça-feira (10), mas não compareceu.
Segundo o presidente da CPI, deputado Alan Lopes (PL), Abel justificou sua ausência afirmando que os esclarecimentos seriam de atribuição das pastas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros (Defesa Civil), Cultura, Turismo e Defesa do Consumidor. Sendo assim, Lopes deliberou a convocação dos titulares dessas pastas, além do próprio Abel, para reunião que acontecerá na próxima quinta-feira (12).
“A nossa preocupação é com os últimos eventos no Rio de Janeiro, como a morte de uma jovem no show da Taylor Swift; do rapaz eletrocutado no RioCentro e de outro jovem, que morreu numa rave. Estamos preocupados com a segurança da população e queremos saber da transparência de como o governo tem conduzido esses grandes eventos”, disse Lopes.
A reunião desta terça é o primeiro embate direto entre os deputados e integrantes do Governo do Estado, após as mudanças no comando da Polícia e Defesa Civil, decretadas pelo governador Cláudio Castro (PL). As trocas não foram bem digeridas pelos parlamentares, principalmente na Polícia Civil.
Em outubro de 2023, a Alerj aprovou mudanças na Lei Orgânica da Polícia Civil que permitiram a nomeação do delegado Marcus Amim como secretário. Entretanto, Castro o demitiu com menos de um ano à frente da pasta. A curta duração da gestão de Amim provocou descontentamento geral no parlamento.
Foram convocados para a reunião da CPI o secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca; e o o ex-secretário de Defesa Civil Leandro Monteiro. Os deputados querem que Fonseca responda sobre a atuação da pasta e do governo no Rock in Rio e que Monteiro explique quais ações o Corpo de Bombeiros desenvolveu na Cidade do Rock.
Os parlamentares ainda convidaram para a audiência o diretor de relações institucionais do festival, Luiz Gustavo Mostof; o secretário de Gabinete do Governador, Rodrigo Abel; e o subsecretário de Eventos e Relações Institucionais, Rodrigo Castro.