A Enel realizou, nesta semana, operações para fechar o cerco contra furtos de energia, popularmente conhecidos como “gatos“, em Campos, no Norte Fluminense, e em Itaperuna, no Noroeste. As ações tiveram parceria da Polícia Civil e a dona de uma clínica foi presa em flagrante.
Profissionais da empresa identificaram furto e fraude no medidor em três estabelecimentos: dois em Campos dos Goytacazes e um em Itaperuna. Ligações diretas na rede da distribuidora foram removidas em um bar e depósito de bebidas, além de uma clínica estética de Campos.
No bar, os técnicos identificaram cabos furtados e fraude no medidor de energia, fato também constatado em uma drogaria de Itaperuna. A responsável pela clínica estética foi presa em flagrante por agentes da Polícia. Já os casos da drogaria e do bar foram registrados nas DPs de cada município.
Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Quem faz “gato” de energia também está sujeito a pagar os valores de consumo correspondentes ao período em que ocorreu a irregularidade.