A recém-lançada pré-candidatura de Marquinho da Drogaria a prefeito de Belford Roxo, com Serginho Bombeiro de vice, subiu no telhado. O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, avisou a representantes do partido no Rio que vai desvirar a mesa no município, nem que seja preciso decretar uma intervenção.
A virada aconteceu na última segunda-feira (22) e surpreendeu os políticos da cidade — e do estado. O MDB era dado como certo na aliança de Márcio Canella, do União Brasil. Mas, revoltado porque o União lançou Celso do Alba no seu reduto eleitoral, Duque de Caxias, o presidente estadual Washington Reis não consultou ninguém: anunciou candidatura própria em Belford Roxo.
E provocou um terremoto.
Segundo um emedebista de alta patente, Washington decidiu os rumos do partido em 90% dos municípios. Mas não em todos. Leonardo Picciani, ex-presidente estadual e atual secretário nacional de Saneamento, já havia acertado a aliança em Belford Roxo e foi atropelado pelo atual mandachuva.
Leo foi se queixar com Baleia.
O diretório nacional ainda não tomou uma providência por dois motivos. Primeiro, porque pretende fazer um movimento “suave” e menos traumático possível. E também, porque Washington pediu um tempo, pois disse estar negociando diretamente com Celso do Alba a retirada da candidatura.
Resta saber o que o União acha disso.