O governo estadual realiza, nesta quinta-feira (18), o quarto dia da operação Ordo, em diferentes regiões da Zona Oeste do Rio. Nesta fase, as equipes dos órgãos envolvidos buscam fortalecer o diálogo com comerciantes, moradores, dentre outros a fim de obter apoio na ação estruturada.
Segundo o governo, associações comerciais, de classes empresariais, de moradores e sindicatos de trabalhadores destacaram que têm percebido o retorno da sensação de segurança. Isto permitiu, por exemplo, a volta dos técnicos de concessionárias para o atendimento nessas comunidades.
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial do Recreio e Vargens (Acir), Alfredo Lopes, a medida é uma resposta à população e aos setores produtivos, estimulando e levando esperança ao setor comercial da Zona Oeste. Lopes destaca o otimismo entre os empresários.
“Esse ano vamos ter o Rock in Rio, daqui a pouco o encontro maior do G-20 na cidade. Acho a melhoria na segurança dessa área tão importante para a cidade toda, mas principalmente para o turismo, já que sem dúvida vai trazer um desenvolvimento de novos projetos”, afirmou Lopes.
Policiamento
Por sua vez, Hellen Lucia, atendente de uma loja de açaí e moradora do bairro da Curicica, comentou sobre o policiamento. Ela trabalha em turnos de 12h, encerrando sua jornada de trabalho às 21h. Com a chegada da ação, ela diz que se sente mais segura para trabalhar e retornar para casa.
“Para a gente, é melhor estar com o policiamento nas ruas. É bom para as pessoas, é mais seguro. A gente não fica tão preocupado em ser assaltado no meio da rua. Costuma ser bem deserta essa região aqui do Shopping Via Parque (na Barra) e eu sinto que vai dar uma melhorada com esse policiamento. Vai ser melhor para os trabalhadores e para os moradores da região” ressaltou.