Operação no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, causou o fechamento de 43 escolas e três unidades de saúde, na manhã desta terça-feira (11). Policiais Militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do 22º BPM (Maré) atuam na região.
Agentes têm como alvo uma quadrilha especializada no roubo de carros. A região registrou um intenso tiroteio nesta manhã, principalmente nas localidades Conjunto Esperança, Vila do João, Salsa e Merengue e Vila dos Pinheiros.
Somente o fechamento de duas escolas estaduais afetou cerca de 900 estudantes do turno da manhã. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, um “diálogo permanente” está sendo mantido com as polícias Militar e Civil, acompanhado também os registros feitos pelas escolas por meio do Registro de Violência Escolar (RVE).
A Secretaria Municipal de Saude informou que as Clínicas da Família Adib Jatene e Augusto Boal, e também o Centro Municipal de Saúde Vila do João acionaram o protocolo de acesso mais seguro “para segurança de profissionais e usuários”, interrompendo o funcionamento na manhã desta terça. A Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva cancelou as atividades externas, como visitas domiciliares.
Os agentes prenderam dois suspeitos e apreenderam uma pistola e um rádio transmissor. Um esconderijo de drogas foi revelado. Veículos roubados foram recuperados na ação. O Complexo da Maré é o principal destino dos automóveis roubados na região e também na Avenida Brasil.