Começam nesta quarta-feira (5) as primeiras detonações das rochas para a construção do novo traçado da Serra das Araras, na Via Dutra, entre Piraí e Paracambi. A pista de subida, sentido São Paulo, será interditada às 11h30, no Km 230,5 e permanecerá bloqueada por até duas horas. Por segurança, a de descida será fechada entre 12h15 e 12h45.
Segundo a CCR RioSP, concessionária que administra a rodovia, as interdições devem acontecer sempre de segunda a quinta-feira, mas não necessariamente em todos os quatro dias. A previsão é de que a nova pista de subida (sentido São Paulo) seja entregue em 2028. Já a pista de descida deve ficar pronta em 2029.
Os dias e horários das interdições tendem a se manter os mesmos pelos próximos 28 meses, mas a concessionária informou que vai avisar com antecedência sobre quando ocorrerão as explosões das rochas por meio de canais oficiais e painéis eletrônicos que, durante o período de interdições, vão informar o tempo restante para liberação da pista. O cumprimento do cronograma está sujeito às condições climáticas, podendo sofrer alterações.
Para as detonações das rochas, será utilizada uma técnica conhecida como “fogo cuidadoso”, isto é, “quando há controle de vibração e redução de ruído”. Após as detonações, as equipes da Concessionária realizam a limpeza da pista antes de liberar ao tráfego.
Novo traçado
O projeto prevê a readequação da pista sentido São Paulo, que será transformada em uma nova pista de descida no sentido Rio de Janeiro, além da construção de uma outra pista de subida.
O número de faixas vai aumentar de dois para quatro, e serão construídos 24 viadutos e três áreas de escape. Com o novo traçado, a velocidade máxima tanto na pista de subida quanto na de descida passará de 40 para 80 km/h.
De acordo com a empresa, as obras serão realizadas em um trecho de oito quilômetros por sentido, ou seja, 16 quilômetros de extensão, entre o km 225 e o km 233.