O Rio de Janeiro foi eleito como o 2º estado com pessoas mais grosseiras no trânsito, segundo uma pesquisa feita pelo aplicativo Preply sobre comunicação no trânsito. De acordo com o estudo, feito com base na opinião de 500 participantes, 20% dos motoristas fluminenses foram classificados como “rudes nas estradas”, perdendo apenas para os paulistas, que ficaram na liderança com um percentual de 36,2%.
Este não é o primeiro indício negativo sobre o trânsito no estado: em setembro de 2023, a cidade do Rio foi eleita a segunda mais engarrafada do país num levantamento feito pelo aplicativo Waze. Segundo dados do Traffic Index 2023, os motoristas da capital passaram, em média, 81 horas no trânsito no ano passado.
O ranking da grosseria segue com a Bahia em terceiro lugar, com 6,6%; e Ceará e Pernambuco empatados com 3,2%. Por outro lado, os estados considerados mais gentis no trânsito foram Santa Catarina (13,4%); Rio Grande do Sul (12,6%); Minas Gerais e Paraná (10,8%); e Distrito Federal (9%).
Os dados nacionais mostram que 73,6% dos entrevistados já presenciaram agressão verbal e outros 41% foram vítimas. Em relação à agressão física, cerca de 48% e 8,4% foram vítimas.