Ao menos três ônibus foram sequestrados e utilizados como barricadas nesta sexta-feira (17) na comunidade Vila Aliança, na Zona Oeste da capital. Segundo o Rio Ônibus, dois dos veículos são da linha 926, que faz o trajeto Senador Camará x Penha; e outro da linha 731, Campo Grande x Marechal Hermes. Além das duas linhas citadas, a 389, Vila Aliança x Candelária, também sofreu alterações nas rotas.
Os confrontos entre policiais e bandidos, tanto na Vila Aliança quando no Complexo de Senador Camará, que também foi alvo da operação, fecharam temporariamente 14 escolas da região, assim como o Centro municipal de Saúde Dr. Eithel Pinheiro de Oliveira Lima e a Clínica da Família Maria José de Sousa Barbosa.
Os três coletivos foram usados por bandidos na intenção de impedir a entrada de policiais militares do 14º BPM (Bangu) na comunidade durante uma operação nesta manhã. Um homem foi preso durante a ação dos PMs, que apreenderam duas pistolas — uma pistola Glock calibre 9mm — e drogas. Não há informações sobre feridos.
Os criminosos forçaram os passageiros a descer dos ônibus, e depois atearam fogo aos veículos. De acordo com a Rio Ônibus, 150 coletivos foram atacados no último ano. Em nota, a empresa repudiou o ocorrido na Vila Aliança e reforçou seu pedido ao poder público para que garanta a segurança e o direito de ir e vir do cidadão no Rio de Janeiro.