Abram alas que a “Fábrica do Samba” vai chegar. A Prefeitura do Rio já autorizou a abertura da licitação de um dos empreendimentos que será erguido no terreno da antiga Estação da Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho, no Centro do Rio.
A assinatura do termo de cessão definitiva de uso do edifício histórico foi realizada entre a União e a prefeitura, na tarde desta sexta-feira (10). Horas antes, o Diário Oficial do Município já indicava a autorização para início de um dos projetos.
No valor estimado de R$ 194,8 milhões, a Secretaria Municipal de Infraestrutura lançou a concorrência para as obras de construção da “Fábrica do Samba Série Ouro”. A vencedora do certame terá prazo de 600 dias corridos para erguer o empreendimento.
Entre os projetos previstos para os 125 mil m² do terreno da estação estão ainda a construção de um conjunto habitacional popular pelo Minha Casa, Minha Vida, um centro de convenções, além de equipamentos sociais.
Na assinatura da cessão, o prefeito Eduardo Paes fez questão de agradecer ao Secretário Nacional de Assuntos Federativos, André Ceciliano, responsável pela municipalização da Leopoldina. Paes denominou Ceciliano como o padrinho do projeto.
História da estação
A histórica Estação Ferroviária Barão de Mauá, conhecida como Leopoldina, é quase centenária: foi inaugurada em 1926. Funcionou até 2002 como terminal de trens para Petrópolis, na Região Serrana, e para os estados de São Paulo e Minas Gerais. Sua desativação se deu de forma gradual, a medida que a SuperVia, responsável pela concessão dos trens, redirecionou as linhas para a Central do Brasil.
A Leopoldina foi desativada por completo em 2004. Desde então, encontra-se em estado de abandono, servindo como depósito de antigas locomotivas sucateadas. A mais recente tentativa de reviver a estação foi feita em maio de 2022, quando o Ministério Público Federal (MPF) resgatou um projeto apresentado anteriormente ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – Iphan.
Na ocasião, o MPF assinou um acordo com a SuperVia para a restauração das áreas de embarque do local além de quatro plataformas da estação. A reforma, tal qual a própria estação, acabou abandonada. Na época, a concessionária informou que a União teria demostrado interesse pela retomada dos espaços, o que a teria impedido de agir.
Seria muito interessante se a prefeitura integrasse o VLT com este empreendimento pelo caminho já existente do praia formosa que daria mais mobilidade a está região integrando com o terminal gentileza.
Fica a dica!
Lamentável! Ao invés de investirmos em ferrovia elétrica nós continuamos investindo em combustível fóssil. O fim da Estação da Leopoldina é andar para trás 100 anos
Muito dinheiro para cultura inútil 🤪
Meu Deus Nada Contra Quem Sou Eu Para Falar Alguma Coisa Mais Estou Precisando Fazer Uma Punção De Nódulos Na Tireoide É SUS Não Faz Vou Ter Que Operar De Um Nódulo No Rim Estou Orando A Deus Para O SUS Fazer Tenho Hérnia De Disco Na Coluna Toda E Não Consigo Encostar Pelo INSS Aí Eu Vejo Uma Matéria Dessa 194 Milhões E Pra Chorar 😭😭😭😭😭😭 Porque As Vezes Eu Não Tenho Dinheiro Nem Para Comprar Meus Remédios De Pressão Deus Tenho Misericórdia Como Eu Tem Muitas Pessoas Nas Mesmas Situações
GASTAR MILHÕES COM A FESTA DE Satanás É TRAZER JUÍZO DE DEUS AI DO RIO DE JANEIRO! O JUÍZO COMEÇOU NO RIO GRANDE DO SUL CUIDADO