Depois de a deputada Índia Armelau (PL) realizar fiscalizações em unidades prisionais da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o marido dela, o policial penal Fernando Paes Armelau, foi exonerado do cargo de assessor especial da Casa Civil. A publicação foi feita no Diário Oficial desta terça-feira (09).
“O governador Cláudio Castro é muito corajoso, mas o engraçado é que só gosta de arrumar embates com deputadas. Está difícil entender o tanto que ele protege essa secretária da Seap, Maria Rosa Lo Duca, que tem feito uma gestão trágica”, dispara a deputada Índia Armelau.
Fernando está de licença médica por causa de cirurgia recente na perna, mais uma por causa do tiro de fuzil que levou durante uma ação na Favela da Reta, em Itaboraí, em fevereiro de 2021. Na época, o policial chegou a ficar dois meses internado. Desde então, ele já passou por 13 operações. Com a exoneração da Casa Civil, Fernando volta à lotação de origem na Seap.
Em vídeo postado no último domingo (07), Fernando afirmou que não participou de protestos da Polícia Penal na portaria do Complexo Gericinó. “Posso ser favorável ao movimento (grevista), mas fui fazer companhia à minha esposa, acompanhando o trabalho dela como deputada”, explicou Fernando, reiterando que está de muletas e que não teria condições físicas de fazer bloqueio de pessoas e viaturas.
No dia 28 de março, a deputada postou um vídeo ao lado de Fernando dizendo que ele tinha sido convocado a se apresentar na corregedoria da Seap. Segundo Índia, o único motivo para a convocação era o fato de ele ser seu marido.
“Vocês lembram, né, que a titia tava batendo, fez uma fiscalização no Complexo de Bangu, para mostrar a realidade do servidor público”, disse. “E aí, o que aconteceu? Fui contra o sistema, e estão batendo no meu marido”.
Não é de agora o embate entre a parlamentar e a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca. Em outubro do ano passado, Índia protestou por Maria Rosa não tê-la chamado para compor a mesa numa solenidade na secretaria. A Assembleia Legislativa chegou a fazer uma moção de apoio à deputada.
Vamos pra cima essa secretaria e inexperiente e indisciplinada não.sabe das regras da polícia penal
Que fazer justiça se beneficiar do poder esse governador também não e de confiança promete e não paga isso tudo que está acontecendo a culpa e dele !
Vergonho e asqueroso o que esta ocorrendo no Rio e o despuramento escancarado desse sistema.
População até quando irão ficar de braços cruzados e deixar se engolidos?
Por mais deputados como India Armelau !