Os acessos às serras de Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana do estado, permanecem interditados pelo risco provocado pelo volume acumulado de chuva que cai forte desde o início desta sexta-feira (22).
No último boletim divulgado às 11h deste sábado, a Concer informou que engenheiros e geólogos recomendaram que a pista de subida, sentido Juiz de Fora, fique fechada por causa do risco de novos deslizamentos. O acumulado de chuva foi de quase 300mm na região, o que provocou 27 ocorrências.
A interdição ocorre a partir do pedágio de Duque de Caxias, onde há opção de retorno. Banheiros químicos e água mineral estão sendo disponibilizados aos usuários.
Já a pista de descida segue aberta, embora com interdições parciais no quilômetro 79 (Duarte da Silveira) e quilômetro 91 (após o Belvedere). Foram registrados 16 incidentes, e equipes operacionais e de conservação permanecem atuando na desobstrução e limpeza dos trechos afetados.
A EcoRioMinas avalia se há condições de liberar o trecho de serra da BR-116/RJ, que liga o Rio de Janeiro a Teresópolis. Os dois sentidos foram totalmente interditados por precaução, devido ao acumulado de chuva de 260mm.
Nesta sexta-feira, a via foi fechada inicialmente às 15h28, reaberta duas horas depois e voltou a ser fechada à noite. A concessionária afirmou que, visualmente, não foi observado dano de grande porte, apenas pontos de deslizamentos e quedas de árvore. Mas mantém a interdição por precaução por causa da previsão de mais chuvas.