O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu, neste domingo (22), às críticas sobre o polêmico desfile da Acadêmicos de Niterói, que levou para a Marquês de Sapucaí um enredo em sua homenagem. A declaração foi dada durante agenda em Nova Delhi, capital da Índia.
Questionado sobre a reação de grupos evangélicos a uma ala com fantasias intitulada “neoconservadores em conserva”, Lula disse que não cabe a ele “dar palpite”. A escola de Niterói foi a última colocada no Grupo Especial do carnaval carioca e acabou rebaixada para a Série Ouro.
“Eu não penso. Porque primeiro eu não sou o carnavalesco, eu não fiz o samba-enredo, eu não cuidei dos carros alegóricos. Eu apenas sou homenageado em uma música maravilhosa”, afirmou.
Lula fará uma visita à Acadêmicos de Niterói para agradecer a homenagem pessoalmente
O presidente também declarou que o enredo retrata principalmente a trajetória de sua mãe, Dona Lindu, destacando a migração da família do Nordeste para São Paulo. Ainda assim, agradeceu a homenagem e disse que pretende visitar a escola quando voltar ao Brasil.
“É uma pena que a minha mãe já tivesse morrido e não ouvisse a música. A música é, na verdade, uma homenagem à minha mãe. É a saga dela de trazer a gente para São Paulo”, disse.
O desfile gerou reações de opositores e questionamentos políticos sobre o enredo. O caso chegou a ser discutido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o argumento de possível propaganda eleitoral antecipada, já que Lula é apontado como pré-candidato à reeleição.
As informações são da GloboNews.

